O Professor e a Dislexia

February 18, 2015

 

Fica a dica!

www.falandoemeducacao.com.br

A Dra. Sueli Rizzutti compartilha conosco o livro "O Professor e a Dislexia".
Médica Pediatra e Neuropediatra. Título de Especialista em Pediatria. Título de Especialista em Neuropediatria. Mestre em Neurologia pela UNIFESP-EPM. Doutorado em Neurociências pela UNIFESP-EPM.

O Professor e a Dislexia - Introdução do livro Dislexia (Mauro Muszkat e Sueli Rizzutti) editora Cortez

Estudos epidemiológicos atuais apontam que os transtornos de leitura e escrita têm uma alta prevalência, entre 7 a 10% das crianças em idade escolar que, nos países em desenvolvimento, contribui significativamente para o fracasso e evasão escolar. Particularmente no Brasil, aproximadamente 40% das crianças em séries iniciais de alfabetização apresentam dificuldades escolares devido a múltiplas causas incluindo falta de oportunidade social, ambiente cultural pouco estimulante, desvantagens sócio-econômicas, falhas no acesso ao ensino e nos métodos pedagógicos, além de fatores neurobiológicos diversos.
Neste sentido, dada a complexidade e características multifatoriais dos transtornos de aprendizagem é essencial distinguir os casos onde há predomínio dos fatores psicossociais e ambientais daqueles de bases orgânicas e neurobiológicas. Tal distinção é essencial tanto para a condução de um diagnóstico preciso como para a seleção das diferentes abordagens e estratégias de intervenção mais adequadas e específicas a cada caso.
Os avanços da neurociência, tornando mais nítida e objetiva a interface mente/cérebro, permite-nos compreender melhor os aspectos neurológicos e cognitivos que subjazem aos padrões comportamentais encontrados nos transtornos da aprendizagem. Tais avanços contribuem tanto para a compreensão teórica mais abrangente quanto para a atuação prática mais eficaz baseada nos princípios da neurobiologia. Uma abordagem diagnóstica adequada passa necessariamente por uma análise pormenorizada de conceitos que possibilitem um diagnóstico e tratamento mais eficazes.

Please reload

Últimas Postagens

PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE: ENTRELAÇAMENTO NECESSÁRIO DE CONHECIMENTOS

March 2, 2016

Flávia Teresa de Lima
Terapeuta Ocupacional – Pedagoga
Psicopedagoga
Mestre em Psicologia Educacional

 

Introdução
Este artigo apresenta o resultado de...

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga-Nos
Please reload

Procura por Tags
Please reload

Histórico
  • Facebook clássico
  • Instagram clássico

© 2015 por Design DR. Todos os direitos reservados para a equipe Falando em Educação.